segunda-feira, 17 de abril de 2017

Razões para fotografar com filme

filmes fotográficos Já fotografou com filme? Veja alguns motivos para experimentar a fotografia analógica.

Antes de tudo queria deixar claro que esse post não vai dizer que filme é melhor do que digital ou vice versa. São coisas diferentes, cada um tem seu papel e seu lugar. Comparar qual fotografia seria melhor seria como comparar qual cor é mais bonita, ou seja, cada pessoa tem seu gosto.


Esse post é sobre o porquê eu prefiro fotografia analógica no momento - mas não pretendo abandonar a digital. São minhas razões pessoais mas também ótimos motivos para você experimentar fotografar com filme, não é mesmo?

  • Fotografar com filme é mais fácil
Se você acha complicado fotografar no modo manual de uma câmera digital, talvez imagine que a fotografia analógica é ainda mais complicada. Mas a verdade é que a fotografia analógica me mostrou o quanto fotografar pode ser simples, inclusive usando uma câmera 100% manual. Começando pelo foco, é bem mais fácil focar manualmente numa boa lente analógica.

O modo manual de uma câmera digital pode te mostrar muitas opções de abertura, velocidade e ISO, coisas que você provavelmente não vai pensar em decorar ou vai achar complicado escolher a combinacao correta. Na verdade só existem algumas opções de aberturas e velocidades inteiras, o resto que aparece nas digitais são apenas frações dessas aberturas e velocidades. Basicamente a velocidade está ligada ao ISO do filme, a abertura depende da luz no assunto (objeto ou pessoa a ser fotografada) e é bem simples depois de uns cliques identificar qual a melhor abertura para cada momento. Logo fica fácil identificar no que cada número interfere.

  • Filme me força a entender a luz 
Quando decidi fotografar com filme queria ter controle total sobre a câmera. Isso porque até mesmo nas câmeras digitais modernas, às vezes o fotômetro* erra, pois ele mede a luz refletida pelo objeto, não a luz incidente no objeto. Com filme eu não poderia arriscar perder fotos por erros da câmera. Por isso eu queria câmeras 100% manuais, além disso passei a fotografar sem nenhum fotômetro. Essa obrigação de pensar sozinha me fez entender bem melhor a luz. Mais uma vez, é bem menos complicado do que parece.

** fotômetro está presente em toda câmera digital (e em algumas analógicas também). Nas digitais ele mostra quando você vai fazer uma foto escura demais ou clara demais como na figura abaixo.**

fotometro_figura

  • Pensar melhor antes de clicar
As duas razões anteriores me trazem a essa. Fotografar com filme me fez saber exatamente o que estou fazendo em cada foto.

Com a câmera digital eu tiro umas 10 fotos do mesmo assunto apenas em ângulos diferentes, assim posso escolher a que gosto mais depois, pois um clique não custa nada. Mas quando eu tenho despesas com o filme e revelação, não vou querer que 20 das minhas 36 fotos sejam do mesmo assunto. Eu tenho que fazer uma foto totalmente nova em cada frame. Cada assunto apenas um clique, nada mais. Além disso, não tem edição no computador depois, a foto tem que sair correta da câmera. Cada clique tem que valer a pena.

  • Usar lentes maravilhosas pagando pouco
A fotografia analógica já era perfeita e por isso você encontra equipamentos antigos que te dão resultados incríveis. Lentes primes da era analógica, que fazem imagens lindas e muita gente usa em câmeras digitais com adaptadores, custam muito menos do que lentes primes digitais.

  • Sem baterias nem pilhas
Eu amo fazer fotos de forma totalmente mecânica e me sinto muito livre em simplesmente pegar a câmera, apertar o disparador e puxar o filme. Sem me preocupar se carreguei a bateria antes ou se tenho pilhas novas. Claro que há câmeras analógicas que usam bateria, mas eu só compro câmeras que não precisam de baterias nem pilhas para funcionar. Tenho uma que precisa de bateria para o fotômetro, mas como não uso fotômentro, não uso bateria também.

  • full-frame
Câmeras digitais possuem algo chamado fator de corte, fazendo com que o tamanho da sua imagem dependa do tamanho do sensor da câmera. Uma lente 50mm numa câmera analógica faz imagens com campo de visão maior do que em uma câmera digital. Para resolver isso, surgiram as câmeras digitais full-frame.  Veja um exemplo na foto abaixo. A imagem mais estreita é de uma câmera digital comum e a mais larga uma câmera com sensor full-frame.

café lente 50mm numa câmera digital comum e a mesma lente numa full-frame

A grosso modo, sensor full-frame tem o mesmo tamanho de um pedaço de filme 35mm   (aquele mais comum que todo mundo usava), fotografa o mesmo campo de visão de uma câmera analógica. Com a diferença que uma câmera digital com sensor full-frame custa muitos dinheiros $$, enquanto você pode comprar câmeras analógicas por preços bem baixos.

E então, que tal experimentar a fotografia com filme?

8 comentários:

  1. Menina, que VONTADEZINHA de ter uma analogica! Seu blog é demais, Ve!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vê, tudo bem?
    Eu tinha uma câmera analógica uns 12 anos atrás, e hoje, depois de saber pelo menos um pouquinho de fotografia, me dói o coração lembrar que deixei minha mãe jogar ela fora. tenho muita vontade de ter uma dessas, pena que aqui no Brasil é tão difícil e caro revelar fotos. Gostei da sua postagem, e vou procurar uma câmera, mesmo que usada, pra mim e começar a tentar fotografar.
    bjus
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  3. amei seu post e concordo com tudo que disse! revelei meu primeiro filme com a trip35 ano passado e foi uma experiência maravilhosa, vibrava a cada foto que deu certo, hahaha! tb tenho uma pentax k1000, mas o o primeiro filme que coloquei nela não deu muito certo (agora estou na metade do segundo) :/ ele acabou rasgando na hora de rebobinar, e muito tempo depois, quando finalmente consegui ver algumas fotos, muitas estavam sem foco. eu uso óculos, então focar manualmente pra mim é mais complicado, HAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Ah com óculos deve ser mais complicadinho mesmo :/ pra quem não usa óculos é bem mais fácil olhar pelo viewfinder. Mas acredito que depois de um tempo de uso, você vai acabar se adaptando e descobrindo o melhor jeito de lidar com isso.
    Quanto a revelar os filmes, nãoiincluí isso na lista, mas é um motivo muuuiito bom pra fotografar com filme, né? A sensação se esperar pelo resultado, abrir o pacote de fotos, ver fotos que você até tinha esquecido que tirou, vibrar com o resultado, nossa, é alo único. Só fotografia com filme pode proporcionar isso.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu também tive câmeras fotográficas na infância que acabaram jogadas no lixo. Uma pena.
    Quanto aos filmes, realmente sao mais caros do que aqui, pelo que pude ver em uma loja brasileira. Mas como a gente fotagrafa bem menos usando filme, acaba nao gastando tanto assim. Eu por exemplo, uso no máximo dois filmes por mês e isso porque eu me forco um pouco a nao deixar o filme na câmera por muito tempo. Senao usaria só um filme por mês e olhe lá.
    Enfim, tente arranjar uma analógica sim e experimente :)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADA <3
    fico muito feliz que possa despertar essa vontade nas outras pessoas :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Vê!
    Concordo com tudo o que vc disse no post!! Lembro que quando usei meu primeiro filme na minha canon ae-1 fiquei suuuper ansiosa sobre como as fotos sairiam, se eu acabaria perdendo muitas poses pois fiquei um tanto insegura quanto aos ajustes da luz, e isso foi ótimo porque fui meio que "obrigada" a entender a luz de verdade sabe? Posso dizer que aprendi esse controle da luz de vez com a analógica kkk foi bom também para pensar mais nas poses para gastar menos com os filmes, porque aqui é realmente muuuuito caro =( Fora que as fotos dessas câmeras vem com um efeito tão único <3 <3
    Preciso dizer que adorei seu blog! Especialmente porque fala de 2 coisas que amo: fotografia analógica e lugares bonitos/europa haha e o jeito que você aborda os posts é muito legal =)
    Ei,o que acha de fazer um post recheada de fotos da parte mais antiga de Berlin? Eu adoraria ver! É uma das cidades que morro de vontade de conhecer!
    beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Fico muito feliz que tenha gostado do blog e obrigada pela sugestao de post também :D da próxima vez que eu for a Berlin vou pensar nessas fotos e fazer um post sim.
      Ah o primeiro filme é sempre o mais difícil, né? rs A gente nao sabe direito o que fazer. O meu primeiro filme saiu 80% razoável e 20% lixo hahaha. Mas do segundo pra frente foi 100% acerto e felicidade. Nao sou especialista, ainda tenho muito que aprender, mas a fotografia analógica faz a gente evoluir muito mais rápido.
      E filme já é uma espécie de "filtro", as fotos já saem especiais. Eu fico louca pra experimentar filmes novos.
      Enfim, seja bem vinda ao blog <3 Beijos

      Excluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.